quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cnidários


O filo Cnidaria (do grego knidos, urtivante, e do latim aria, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados ou cnidários, de que fazem parte as hidras de água doce, medusas, alforrecas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, os corais, anémonas-do-mar e as caravelas.
O filo era também chamado Coelenterata (das palavas gregas "coela", o mesmo que "cela" ou "espaço vazio" e "enteros", "intestino"), que originalmente incluía os pentes-do-mar, atualmente considerado um filo separado, composto por animais também gelatinosos como as medusas, mas com características próprias.

 Ciclo de vida

 


 Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase de medusa, com exceção dos antozoários (os corais e as anêmonas-do-mar), das hidras e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca, a fase de medusa: os machos e fêmeas libertam os produtos sexuais na água e ali se conjugam, dando origem aos zigotos.
Dos ovos saem larvas pelágicas chamadas plânulas, em forma de pêra e completamente ciliadas que, quando encontram um substrato apropriado, se fixam e se transformam em pólipos. Em alguns celenterados, como os corais, a fase de pólipo é a fase definitiva.
Os pólipos reproduzem-se assexuadamente formando pequenas réplicas de si mesmos por evaginação da sua parede, chamadas gomos. No caso dos corais, estes novos pólipos constroem o seu "esqueleto" e continuam fixos, contribuindo para o crescimento da colônia.
No entanto, em certos casos, os gomos dividem-se em discos sobrepostos, num processo conhecido por estrobilação, sendo esta também uma forma de reprodução assexuada. Estes discos libertam-se, dando origem a pequenas medusas chamadas éfiras que eventualmente crescem e se podem reproduzir sexuadamente.

Caracteristicas dos cnidarios:

1. Características Gerais

Forma



 





São animais simétricos radiais. Morfologicamente, existem dois tipos: o pólipo (sedentário) e a medusa (vida livre).

Estrutura

Animais diblásticos, com o corpo formado por duas paredes ou camadas dérmicas, uma mais externa, denominada ectoderma, e outra mais interna, denominada endoderma. Nas duas camadas encontramos os cnidoblastos. Entre essas duas camadas encontramos uma matéria gelatinosa, a mesogléia.

Sistema tegumentário

Epiderme constituída por uma camada celular que contém fibras musculares.

Sistema esquelético

Não existe nas medusa. e em certos pólipos. Os antopólipos secretam um exoesqueleto córneo ou calcário.

Sistema Digestório

A digestão é extra e intracelular. O corpo dos celenterados possui uma abertura que tem a função de boca. É rodeada por tentáculos e está ligada a uma extensa cavidade digestória, saculiforme, simples ou dividida por septos.

Sistema Respiratório

Não possuem órgãos especializados para a respiração. A respiração é aeróbia.

Sistema Excretor

Não existe sistema excretor. As substâncias excretadas são eliminadas pelas células diretamente no meio externo.

Sistema circulatório

Não existe sistema circulatório.

Sistema nervoso

O sistema nervoso dos celenterados é do tipo difuso ou reticular, constituído por células nervosas que estão interligadas umas as outras formando uma rede nervosa. Não possuem cérebro, as células nervosas estão localizadas na mesogléia.

Reprodução

A reprodução nos celenterados, geralmente ocorre por metagênese (alternâncias de gerações) na qual a fase assexuada é representada pelo pólipo e a fase sexuada é representada pela medusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário