quarta-feira, 30 de março de 2011

Experiência de Staley Miller

Experiência de Staley Miller
O grande feito do cientista foi realizado em 1952 (Alguns dizem 1953), sob a supervisão de Harold Urey (1893-1981), quando ambos estavam na Universidade de Chicago. Num recipiente projetado para ser uma versão artificial da [suposta] atmosfera terrestre primitiva - uma mistura de hidrogênio, água, amônia e metano -, a dupla disparou cargas elétricas para simular o efeito de raios, e o resultado, após uma semana, foi o surgimento espontâneo de glicina e a alanina que são aminoácidos - moléculas orgânicas não complexas.
Este experimento é considerado um marco histórico nas pesquisas a respeito da origem da vida, embora novos enfoques tenham questionado a sua validade, devido, em parte, à improbabilidade de uma atmosfera altamente redutora na terra primitiva, porem muitas pessoas já refizeram o experimento, e em todos os casos aconteceram a mesma coisa.
Desde então conhecido como "Experimento de Urey-Miller" ou a "Sopa Orgânica" foi publicado em 15 de maio de 1953 pela revista científica Science, com um impacto notável - era a primeira demonstração de como moléculas orgânicas poderiam ter surgido nas condições especiais da Terra primitiva.
Referência:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanley_Miller

Resumo da experiência
Miller construio um aparelho que simulava as condições da terra primitiva nele tinha vapor, amónia, hidrogenio e metano. A água, forma vapor, no balão ocorre descargas elétricas, depois o vapor passa no condensador e forma água. Ele análisou e descobriu que tinha compostos orgânicos que formou em aminoácido assim formaram as células.




Nenhum comentário:

Postar um comentário